Após 9 meses, estátua de Tiradentes é recolocada em praça de Curitiba

Garrafa esteve enterrada por 85 anos embaixo da estátua de Tiradentes (Foto: Reprodução/RPC TV)Garrafa esteve enterrada por 85 anos embaixo da
estátua de Tiradentes
A escultura de bronze de Tiradentes vai ser recolocada neste domingo (20) – um dia antes da celebração do feriado que leva o nome do mártir da Inconfidência Mineira –  na Praça Tiradentes, o marco zero de Curitiba. A obra do artista paranaense João Turin, que viveu entre os anos de 1879 e 1949, foi retirada da praça em julho de 2013 para ser restaurada. Durante a retirada, restauradores da prefeitura encontraram uma garrafa lacrada com manuscritos e algumas moedas de níquel e cobre embaixo da estátua.
O manuscrito é assinado pelo autor da escultura, João Turin, e pelo menos outros dois autores, com data de 1932. Nela, os autores revelam a existência de outra garrafa, escondida em outro local da mesma praça. Leia a íntegra da carta abaixo.
Em outubro, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) decidiu que não ia mais procurar pela garrafa escondida sob a Praça Tiradentes, no Centro da cidade. À época, o diretor de patrimônio da FCC, Mauro Tietz, explicou que a retirada da segunda garrafa poderia prejudicar os documentos. Conforme a Fudndação Cultural, há ainda uma terceira garrafa, que também foi escondida sob a estátua central da praça. Contudo, ela também deverá permanecer no local, intacta. Leia a íntegra da carta:A estátua de Tiradentes foi doada pela comunidade italiana residente na cidade e inaugurada em 1928. O projeto de restauração foi executado no Atelier João Turin, que tem exibição permanente do acervo do artista e realiza projetos com escolas, com acompanhamento da Fundação Cultural de Curitiba.
"Aos 25 dias do mês de janeiro de 1932, nesta cidade Coritiba, sendo interventor interino o Dr. João Pernetta, Prefeito Municipal Cel. Joaquim Pereira de Macedo, na Praça Tiradentes procedeu-se a remoção deste monumento da posição primitiva para a atual, que dista daquela cerca de 35 metros na direção Oeste, tendo sido encontrada uma garrafa contendo uma acta impressa com diversas assinaturas autógrafos, a primeira página do jornal “O Dia” de 21 de abril de 1927 e algumas moedas de níquel e cobre. A garrafa referida foi colocada na última camada de alvenaria-bruta e debaixo do pedestal".
Declaração de João Turin é datada de 1932, e estava dentro de garrafa (Foto: Luiza Vaz/ RPC TV)Declaração de João Turin é datada de 1932, e estava dentro de garrafa