Campanha contra Influenza pretende imunizar 310 mil pessoas em Curitiba

Vacinação começa na terça-feira (22) (Foto:  Luiz Costa/ SMCS)Vacinação começa na terça-feira (22) 
 começa hoje  a Campanha de Vacinação contra Influenza em Curitiba. A intenção da Secretaria Municipal de Saúde é de vacinar, no mínimo, 310 mil pessoas na capital paranaense, o que representa 80% do total do público com os grupos mais vulneráveis e que são contabilizados.
O público-alvo para receber a vacina contra a gripe aumentou, em 2014, com a ampliação da faixa etária de crianças que devem receber a dose, de acordo com as diretrizes doMinistério da Saúde. Agora, crianças com até cinco anos incompletos podem ser vacinadas.
Gestantes, pessoas com mais de 60 anos, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde e doentes crônicos também fazem parte do público-alvo.
A população tem até o dia 9 de maio para receber a vacina. Em Curitiba, as doses da vacina estarão disponíveis nas 109 unidades básicas de saúde e em uma barraca montada na Boca Maldita, no Centro, que funcionará entre os dias 22 e 26 de abril, das 9h às 17 horas. No sábado (26), data da mobilização nacional, a vacinação vai ocorrer em várias unidades de saúde e em pontos estratégicos.
Veja quais documentos devem ser apresentados para receber a doce da vacina.Segundo a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Juliane Oliveira, a definição dos grupos prioritários para receber a vacina é feita pelo Ministério da Saúde, conforme os riscos de evolução do quadro gripal. A diretora explica que a Influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, principalmente nariz, garganta e brônquios.
Idosos: carteira de identidade;
Crianças de seis meses a cinco anos de idade: registro de nascimento ou a carteira de identidade e a carteirinha de vacinação;
Grávidas: a mulher deve afirmar que está grávida;
Mulheres até 45 dias após o parto: carteirinha de gestante e o documento do bebê;
Portadores de doenças crônicas: devem comparecer munidos de solicitação ou prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Pacientes já cadastrados em programas do SUS devem se dirigir à unidade de saúde onde estão cadastrados para receber a vacina.
Profissionais de saúde: serão vacinados, prioritariamente, nos hospitais ou nas unidades básicas de saúde onde atuam, ou nos postos de vacinação, mediante apresentação de carteira de registro profissional no órgão de classe. Outros trabalhadores de clínicas e consultórios (clínica geral, clínica médica, pediatria, otorrinolaringologia, obstetrícia, pneumologia e infectologia) que atendem casos de gripe podem procurar as unidades de saúde munidosde declaração do médico responsável pelo serviço onde o profissional atua.
Indígenas: serão vacinados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde;
Pessoas privadas de liberdade: serão vacinadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.