Avião que fez pouso forçado em Foz do Iguaçu passa por perícia

Peritos fazem coleta de dados de avião (Foto: DCaio Vasques / RPCTV Foz do Iguaçu)Peritos fazem coleta de dados de avião que fez pouso de emergência em Foz do Iguaçu (Foto: Caio Vasques / RPCTV Foz do Iguaçu)
O avião que fez um pouso de emergência na tarde de segunda-feira (28), na área rural de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, passa por uma perícia nesta terça-feira (29). Profissionais do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA 5) de Porto Alegre fazem a análise e coleta de dados da aeronave para, então, retirá-la do local. O prazo para a entrega do relatório é de 60 dias. "Nós não temos o objetivo de punir ninguém. O que a gente faz aqui é colher dados e em cima da análise feita desses dados emitir recomendações de segurança, para evitar futuros acidentes desse tipo", explicou o major da SERIPA 5, Eduardo Michelin.
Ainda conforme Michelin, o piloto e copiloto contaram detalhes do acidente. "Ele contou para mim que sentiu uma trepidação na parte traseira da aeronava e essa vibração foi tão forte que ele perdeu o controle do avião e decidiu efetuar o pouso de emergência para evitar outro tipo de acidente mais grave", afirmou.
O destacamento de controle do espaço aéreo de Foz do Iguaçu informou que o avião é da empresa de táxi aéreo Ribeiro. A aeronave decolou de uma pista particular de Foz com destino ao aeroporto do Bacacheri, em Curitiba. Por volta das 14h30, o piloto fez o pouso de emergência, porém ainda não se sabe o motivo. Durante a noite, a Polícia Militar e a Guarda Patrimonial de Foz do Iguaçu fizeram a guarda do avião.De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro pessoas estavam na aeronave: o piloto, copiloto e dois passageiros. Apenas o copiloto ficou levemente ferido. Ele foi levado para o hospital e ainda na tarde de segunda-feira recebeu alta médica.

Segundo o paraquedista Rodrigo Pedroso, que estava na pista de onde o avião decolou, o piloto avisou pelo rádio que estava com problemas mecânicos. “Eu vi ele decolando, e logo ele [o piloto] chamou no rádio e disse que estava com emergência. Eu vi que ele perdeu altura, já foi alinhando e disse que estava com problemas mecânicos e não conseguia resolver”, conta.