Um ano após a neve, PR tem inverno com temperaturas mais amenas.


Nesta quarta-feira (23), um ano depois do último registro de neve no Paraná, as temperaturas no estado são mais amenas do que as registradas no dia 23 de julho de 2013. Na data, a neve caiu em vários municípios do estado, como Curitiba, Guarapuava, Pinhão, União da Vitória, Lapa, São Mateus do Sul, Toledo, Palmas, Paula Freitas, Inácio Martins e Irati, entre outros. Grande parte destas cidades tiveram as temperaturas mínimas entre 0ºC e 5ºC. Em Curitiba, onde voltou a nevar depois de 38 anos, o registro da mínima foi de 1ºC, e a máxima não passou de 7ºC há um ano.
A previsão do Instituto Tecnológico Simepar para esta quarta-feira é uma temperatura mínima de 11ºC e máxima de 23ºC na capital paranaense. Em Guarapuava, na região central, município onde mais nevou no ano passado, as temperaturas ficarão parecidas com as de Curitiba – mínima de 13ºC e máxima de 20ºC. Já na região norte, os termômetros devem marcar entre 15ºC e 25ºC; e no oeste, entre 14ºC e 21ºC, de acordo com o Simepar.

Ainda segundo o Simepar, há tendência de chuvas irregulares nas regiões oeste, centro-sul e noroeste do estado nesta quarta-feira. Na capital e na região dos Campos Gerais, chuvas isoladas estão previstas mais para o fim da tarde.
Em 2013, a mínima registrada em Curitiba no mês de junho foi de 6,1ºC, e de -2ºC em julho, conforme o Simepar. Já a mínima de junho neste ano foi de 2,6ºC e deste mês de julho, até agora, foi de 3,7ºC. As máximas nestes dois meses de inverno neste ano, também na capital, foram de 24,7ºC e 27,4ºC; no ano passado, a máxima em junho foi de 24,2ºC e de 25,8ºC em julho.
O meteorologista do Simepar Fernando Mendes explicou que o inverno deste ano está sendo mais “padrão”, enquanto o de 2013 lembrou os invernos mais antigos. “Estamos tendo situações de frio este ano. Mas ano passado foi um inverno que a gente não experimentava fazia tempo, com mais intensidade nas massas de ar. Foi um inverno bastante pronunciado, bem caracterizado, com situações de neve”, afirmou.
O frio deve voltar com força no sábado (26) e no domingo (27), em Curitiba, de acordo com o Simepar, podendo chegar a 0ºC. “O fim de semana vai ser bem gelado. O frio será mais intenso, com mínima de aproximadamente 4ºC. Dependendo do vento, pode fazer até 0ºC no sábado. Já no domingo, deve elevar um pouco porque vai nublar. No sábado, o tempo será mais aberto, com sol”, informou o meteorologista.