Formigas saúvas ameaçam parques e praças de Londrina

Voluntários de Londrina, no norte do Paraná, estão percorrendo parques e praças da cidade em um mutirão para controlar a população de formigas saúvas cortadeiras que vem fazendo estragos na vegetação. Não há um número oficial sobre o número de formigueiros, mas são centenas que se espalham por áreas verdes da cidade. De acordo com o engenheiro agrônomo Pedro Francio Filho, o primeiro passo no combate ao inseto é aplicar o formicida e depois fazer o reflorestamento.
“Nós realizaremos o plantio após o controle, porque não adianta nada plantar se não tiver o controle, já que a formiga vai lá e corta”, explica o engenheiro agrônomo. O objetivo é que cinco mil mudas de árvores nativas sejam plantadas em parques da cidade em outubro.
Além da abundância de comida e a falta de predadores naturais, que facilitam a reprodução do inseto, a preocupação é que com a época da revoada, fenômeno em que as formigas formam novos ninhos, as formigas se multipliquem. Para o engenheiro agrônomo é fundamental a ajuda da comunidade neste combate. “Que toda população se envolva, como se fosse a dengue mesmo. Então, nós precisamos munir as pessoas com informação pra fazer o controle adequadamente”, explica Pedro.
A prefeitura da cidade está distribuindo folhetos com informações sobre como usar o formicida, que é pouco tóxico ao homem e que mata a formiga em 15 dias. O empresário Bruno Morelli foi um dos voluntários que se mobilizou após saber da dimensão do problema. “Eu não tinha nenhuma noção de que as formigas estavam cortando tanto as folhas das árvores e aí a gente veio ajudar para realmente ter uma cidade mais bonita e como a gente gosta”, conta