Cafeteria dá desconto no cafezinho se cliente for gentil com atendentes

Cafeteria quer fazer com ações gentis voltem a ser hábitos entre a população (Foto: Arquivo Pessoal/ Adriana Duda)Cafeteria quer fazer com ações gentis voltem a ser hábitos entre a população (Foto: Arquivo Pessoal/ Adriana Duda)
Com tantos compromissos, muitas vezes o simples ato de dizer “bom dia” torna-se algo raro e breves gestos de gentileza são quase imperceptíveis. Na cidade de Mariluz, no noroeste doParaná, que tem pouco mais de 10 mil habitantes, uma campanha de uma cafeteria tenta relembrar palavras cordiais que caíram no esquecimento dos moradores com a ajuda de uma xícara de café.

A campanha 'Gentileza gera Gentileza' incentiva o cliente a dar bom dia a atendentes da cafeteria em troca de desconto no pedido do cafezinho. “Depois de voltar da Inglaterra percebi que as pessoas estavam mais mal humoradas e os atendimentos eram ruins. Não se ouvia mais cumprimentos cordiais. Por isso, a campanha. Não custa nada para ninguém estar de bom humor”, diz a proprietária da cafeteria Adriana Duda, que morou por seis anos na terra da Rainha.
Gentileza é uma coisa importante, deve ser um hábito e não obrigação"
Adriana Duda
Antes da ação, a xícara de café no espaço custava R$ 2,50. Agora, se o cliente que chegar ao balcão e antes de fazer o pedido dar bom dia ou boa tarde para uma das atendentes pagará R$ 2,30. Se acompanhado da saudação também for incluído o por favor no fim do pedido, a xícara sai por R$ 2.

A campanha, de certo modo, simples foi criada por uma das funcionárias da Adriana para um trabalho de faculdade. A estudante de Publicidade e Propaganda Juliana Lara Barbieri precisava montar um trabalho para a disciplina de marketing em empresas e, ao pesquisar ideias para otimizar as redes sociais da cafeteria, encontrou uma ação de boa educação feita por uma empresa europeia.

“Como não temos muito costume de dar bom dia, boa tarde, me desculpe, achamos que poderia ser uma boa ideia a ser usada. Acrescentamos o desconto e vimos o engajamento das pessoas. Além de mudar o dia de alguém, também é uma forma de economizar”, afirma a estudante.
Tem quem leve na brincadeira, mas também tem pessoas que aderiram completamente a campanha que é quase uma experiência social.

“Muitas vezes, cumprimentava os clientes na hora que eles chegavam à cafeteria, mas não recebia o cumprimento de volta, e isso era ruim. Agora, mesmo os que levam a campanha na brincadeira, sabem que dizer bom dia ou boa tarde é simples e não custa nada”, assegura a estudante de Publicidade e Propaganda.

“Algumas pessoas dão risada, dizem que nossa campanha é perda de tempo. Mas, gentileza é uma coisa importante, deve ser um hábito e não obrigação”, constata Adriana.
A estudante Juliana, que também é funcionária da cafeteria, foi uma das criadoras da campanha (Foto: Arquivo pessoal/ Juliana)A estudante Juliana, que também é funcionária da cafeteria, foi uma das criadoras da campanha (Foto: Arquivo pessoal/ Juliana Barbieri)