Chuvas fortes devem continuar na maior parte do Paraná, diz Simepar

Amanhecer de quinta-feira (22) em Tijucas do Sul, Região de Curitiba (Foto: Wesley de Paula)Amanhecer de quinta-feira (22) em Tijucas do Sul, Região de Curitiba (Foto: Wesley de Paula)
As fortes chuvas que atingem o Paraná devem continuar nesta quinta-feira (22), de acordo com o Instituto Meteorológico Simepar. Ao todo, 14 municípios do estado foram atingidos pelo temporal, que prejudicou 1.349 pessoas e danificou 271 residências, conforme boletim da Defesa Civil estadual, atualizado às 8h. Os números são referentes ao temporal de terça (20) e quarta-feira (21).
Em Chopinzinho, na região sudoeste do Paraná, o balanço parcial do Corpo de Bombeiros indica que o temporal de cerca de cinco minutos, pelo segundo dia consecutivo, danificou 300 casas nos bairros AABB, Nossa Senhora Aparecida, São Cristóvão e Cohapar 9. Foi preciso pedir reforço aos socorristas de Coronel Vivida. Na terça-feira, outras 70 residências já haviam sido danificadas.
Já em Saudade do Iguaçu, na mesma região, as pedras de gelo causaram prejuízos a cerca de 70 famílias da área rural, além das 30 de terça-feira. Também houve casas e barracões destruídos em Pérola d'Oeste. Até as 9h, o levantamento dos danos mais recentes ainda não havia sido finalizado e moradores continuavam sendo auxiliados pelos bombeiros.
Antônio Olinto
Na quarta-feira, o Governo do Paraná decretou situação de emergência para o município de Antônio Olinto, no sul do Paraná. Os vendavais e chuvas de granizo que atingiram a região central e áreas rurais da cidade no dia 13 de outubro, danificou três postos de saúde, quatro escolas, 142 casas e destruiu uma residência. Com o decreto, o estado pode encaminhar apoio complementar ao município.
Curitiba
Na tarde de quarta-feira, o temporal alagou dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) na capital paranaense; um deles no Santo Inácio e o outro, no São Braz. A Defesa Civil esteve no local para verificar a situação e retirar as crianças das creches. Na CIC, uma árvore caiu em uma escola municipal e, no Orleans, um colégio corre o risco de desabar. Segundo o órgão, não houve registro de feridos nestes locais.
Motoqueiro passa por rua alagada em Curitiba, no Paraná. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná a cidade registrou um volume de chuva de 28 milímetros (Foto: Franklin de Freitas/Estadão Contéudo)Motoqueiro passa por rua alagada em Curitiba
(Foto: Franklin de Freitas/Estadão Contéudo)
A Prefeitura de Curitiba informou que, para reduzir os danos da população que mora no entorno dos rios, foi feito, na segunda-feira (19), um manejo nos reservatórios dos parques São Lourenço e Barigui. A ação diminui o volume de água dos rios.
A região norte da capital foi a mais atingida pela chuva de quarta-feira. Em Santa Felicidade, o pluviômetro da prefeitura registrou 60,8 milímetros em uma hora – das 13h30 às 14h30. De acordo com a administração municipal, esse índice é quase a metade do esperado para o mês inteiro de outubro, que é de 140 milímetros em toda a cidade.