Terrorista apontado como mentor de ataques em Paris morreu em operação

Foto sem data, publicada em uma revista online do Estado Islâmico, mostra Abdelhamid Abaaoud, apontado como mentor dos ataques de Paris (Foto: Social Media Website via Reuters)Abaaoud morreu durante operações da polícia francesa em Saint-Denis nesta quarta-feira (18) – seu corpo foi encontrado dentro do apartamento onde ocorreu a ação. No local, estava entrincheirado um grupo de  jihadistas. Abaaoud estava crivado de balas e foi identificado graças às impressões digitais, explicou a procuradoria.
"Abdel Hamid Abaaoud acaba de ser formalmente identificado, depois da comparação das impressões papilares (impressões digitais das mãos ou pés), como falecido no decorrer da operação realizada pela Raid (unidade de elite da polícia francesa) na rua Corbillon de Saint-Denis na noite de 18 de novembro", afirma um comunicado oficial.
A polícia francesa também confirmou que a mulher que morreu na mesma operação era prima do terrorista. Ela se explodiu após a ação policial. Os dois foram os únicos mortos na ação – outras oito pessoas foram presas.
Segundo a emissora CNN, Abaaoud seria próximo do líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, e provavelmente era a ligação entre a liderança do grupo jihadista e seus integrantes na Europa.
O Exército francês havia tentado matar Abaaoud antes dos atentados, em outubro, durante bombardeios contra um campo de treinamento do Estado Islâmico para combatentes estrangeiros em Raqqa, na Síria, segundo fontes francesas.